quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Orações coordenadas

1. Sublinhe os verbos e classifique os períodos em simples ou compostos.

a. Amanheceu. Vimos os primeiros raios solares enquanto caminhávamos na areia. A brisa do mar ainda era fria quando acordamos do sonho.
b. Lenon casou-se pela segunda vez. Ela era japonesa, inteligente, artista plástica e vivia nos Estados Unidos.

2. Transforme os períodos simples em períodos compostos, acrescentando as conjunções coordenativas adequadas. Depois, classifique as orações.

a. Vinícius de Moraes já morreu. Não morreram seus poemas e músicas. Sua criação artística e eterna.
b. Faltava dinheiro para o lazer. O jeito era participar da pelada aos domingos.
c. Observei o comentário do diretor. Percebi o meu engano.
d. Olhou-me duramente. Foi-se embora.
e. O marceneiro chegou. Começou o serviço.

3. Sublinhe os verbos, identifique as conjunções, separe as orações e classifique-as em coordenadas assindéticas e coordenadas sindéticas.

a. As autoridades pedem rigor e exigem a fiscalização dos maus comerciantes.
b. A personagem saiu do quarto, escondeu as lágrimas, saiu pela porta dos fundos.
c. Não beba muito que faz mal.
d. A paciência do pedestre esgotou-se e começou a confusão.
e. Ela sorriu carinhosamente e passou a mão nos cabelos do neto.
f. A seleção feminina de basquete estava preparada, mas perdeu a partida.

4. Separe e classifique as orações dos períodos abaixo.

a. Um número cada vez maior de animais de estimação contrai câncer e poucos veterinários oferecem tratamento para a doença.
b. A fumaça do cigarro faz mal, também, às pessoas não-fumantes e prejudica a saúde dos animais domésticos.
c. A Constituição brasileira assegura direitos iguais a todos os cidadãos, entretanto isso não ocorre de fato: ora as mulheres recebem salários inferiores aos dos homens, ora os negros são inferiorizados.
d. O velho ônibus esperava o embarque dos alunos, a maioria chegou atrasada; logo, o motorista irritou-se.
e. As revistas semanais contavam a história do jovem assaltante, mas não denunciavam a sua ligação com os policiais.
f. Houve medidas econômicas muito radicais, por conseguinte não agradaram à população.
g. Trabalhou muito, portanto estava cansado.
h. Eu considerava a história boa, mas não poderia avaliá-la melhor, pois me faltava tempo.

5. Distinga as orações coordenadas das subordinadas, classificando-as:

a. As crianças não choravam nem reclamavam.
b. Como você sabe, eu não gosto de jiló.
c. Neusa não estudou, logo não podia mesmo passar.
d. Vá, porque é melhor.
e. Não fui porque não me chamaram.
f. Conta-se que Esquilo, o criador da tragédia grega, morreu com o crânio esfacelado.
g. É muito importante que vocês pratiquem esporte.
h. A ordem era ab­surda, entretanto ninguém a ela desobedeceu.
i. Mal cheguei, começou a chovei.
j. Respondi-lhe que não era rico.
l. Você não manda nada aqui; cale, pois, a boca.
m. Um pouquinho de comida já me bastava, pois estava com fome.
n. As árvores são preciosas à vida humana, de modo que devemos preservá-las.
o. "Nada é mais perigoso na sociedade do que um homem sem caráter."
p. "Todo homem pode cometer um erro, mas só os loucos podem perseverar nele."
q. "É teu amigo aquele que na ocasião do perigo te ajuda."
r. "Nada se ensina ou se aprende retamente sem o escrúpulo."
s. Conquanto fosse absurda a ordem, ninguém a ela desobedeceu.
t. Venha já, ou perderá a vez.
u. Como não veio, perdeu a vez.

GABARITO


1. Sublinhe os verbos e classifique os períodos em simples ou compostos.
a. Amanheceu. (SIMPLES) Vimos os primeiros raios solares / enquanto caminhávamos na areia. (COMPOSTO) A brisa do mar ainda era fria / quando acordamos do sonho. (COMPOSTO)

b. Lenon casou-se pela segunda vez. (SIMPLES) Ela era japonesa, inteligente, artista plástica e vivia nos Estados Unidos. (COMPOSTO)

2. Transforme os períodos simples em períodos compostos, acrescentando as conjunções coordenativas adequadas. Depois, classifique as orações.
a. Vinícius de Moraes já morreu (O.C. ASSIND.), MAS não morreram seus poemas e músicas (O.C. SIND. ADVERSATIVA), POIS sua criação artística é eterna. (O.C. SIND. EXPLICATIVA)
b. Faltava dinheiro para o lazer (O.C. ASSIND.), PORTANTO o jeito era participar da pelada aos domingos.
c. Observei o comentário do diretor (O.C. ASSIND.), ENTÃO percebi o meu engano. (O.C. SIND. CONCLUSIVA)
d. Olhou-me duramente (O.C. ASSIND.) E foi-se embora. (O.C. SIND.ADITIVA)
e. O marceneiro chegou (O.C. ASSIND.) E começou o serviço. (O.C. SIND. ADITIVA)



3. Sublinhe os verbos, identifique as conjunções, separe as orações e classifique-as em coordenadas assindéticas e coordenadas sindéticas.
a. As autoridades pedem rigor (O.C. ASSIND.) / e exigem a fiscalização dos maus comerciantes. (O.C. SIND.)

b. A personagem saiu do quarto, (O.C. ASSIND.)  / escondeu as lágrimas, (O.C. ASSIND.) / saiu pela porta dos fundos. (O.C. ASSIND.)

c. Não beba muito (O.C. ASSIND.)  / que faz mal. (O.C. SIND.)

d. A paciência do pedestre esgotou-se (O.C. ASSIND.) / e começou a confusão. (O.C. SIND.)

e. Ela sorriu carinhosamente (O.C. ASSIND.) / e passou a mão nos cabelos do neto. (O.C. SIND.)
f.
A seleção feminina de basquete estava preparada, (O.C. ASSIND.) / mas perdeu a partida. (O.C. SIND.)

4. Separe e classifique as orações dos períodos abaixo.

a. Um número cada vez maior de animais de estimação contrai câncer (O.C. ASSIND.) / e poucos veterinários oferecem tratamento para a doença. (O.C. SIND. ADITIVA)

b. A fumaça do cigarro faz mal, também, às pessoas não-fumantes (O.C. ASSIND.) / e prejudica a saúde dos animais domésticos. (O.C. SIND. ADITIVA)

c. A Constituição brasileira assegura direitos iguais a todos os cidadãos, (O.C. ASSIND.)  / entretanto isso não ocorre de fato:  (O.C. SIND. ADVERSATIVA) / ora as mulheres recebem salários inferiores aos dos homens, (O.C. SIND. ALTERNATIVA)  / ora os negros são inferiorizados. (O.C. SIND. ALTERNATIVA)
d. O velho ônibus esperava o embarque dos alunos, (O.C. ASSIND.) / a maioria chegou atrasada; (O.C. ASSIND.) / logo, o motorista irritou-se. (O.C. SIND. CONCLUSIVA)
e. As revistas semanais contavam a história do jovem assaltante, (O.C. ASSIND.) / mas não denunciavam a sua ligação com os policiais. (O.C. SIND. ADVERSATIVA)

f. Houve medidas econômicas muito radicais, (O.C. ASSIND.) / por conseguinte não agradaram à população. (O.C. SIND. CONCLUSIVA)

g. Trabalhou muito, (O.C. ASSIND.) / portanto estava cansado. (O.C. SIND. CONCLUSIVA)
h. Eu considerava a história boa, (O.C. ASSIND.) / mas não poderia avaliá-la melhor, (O.C. SIND. ADVERSATIVA) / pois me faltava tempo. (O.C. SIND. EXPLICATIVA)

5. Distinga as orações coordenadas das subordinadas, classificando-as:
1. (C)
2. (S)
3. (C)
4. (C)
5. (S)
6. (S)
7. (S)
8. (C)
9. (S)
10. (S)
11. (C)

12. (C)
13. (C)
14. (S)
15. (C)
16. (S)
17. (C)
18. (S)
19. (C)
20. (S)